Perguntas Mais Frequentes

01 – Qual é a escolaridade mínima necessária ao candidato que pretende concorrer a uma vaga do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)?


O candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental Completo ou estar cursando o 9º ano (antiga 8ª série) desta etapa da Educação Básica no momento de sua inscrição no referido processo.


02 – Há idade mínima ou máxima para concorrer a uma vaga do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde da EPSJV?


Não. O candidato deve ter disponibilidade de cumprir a carga horária diária, que é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

É importante destacar que o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde terá duração mínima de 04 (quatro) anos, com cargas horárias diferenciadas, conforme os planos de curso das habilitações técnicas, observando a legislação vigente da Educação Profissional e do Estágio Profissional.


03 – Como posso me inscrever no Processo Seletivo 2015 da EPSJV?


As inscrições para o Processo Seletivo 2014 da EPSJV devem ser realizadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.processoseletivo.epsjv.fiocruz.br em qualquer terminal eletrônico de acesso por meio do preenchimento do Requerimento de Inscrição no período de 4 a 22 de agosto de 2014.


04 – Como efetuar o pagamento da taxa de inscrição?


O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 40,00 (quarenta reais), deve ser realizado obrigatoriamente por meio de boleto bancário gerado no endereço eletrônico www.processoseletivo.epsjv.fiocruz.br. O boleto bancário é gerado após o preenchimento e o envio do Requerimento de Inscrição.

O pagamento poderá ser efetuado em qualquer estabelecimento da rede bancária, em espécie ou por meio de serviço de pagamento via internet, até a data de vencimento informada no boleto bancário. Não será aceito pagamento realizado por meio de depósito, transferência ou qualquer outra forma, que não seja por boleto bancário.


05 – Como faço para pedir isenção da taxa de inscrição?


O pedido de isenção deverá ser feito com o preenchimento do Requerimento de Isenção, via internet, no endereço eletrônico www.processoseletivo.epsjv.fiocruz.br, no período de 15 a 29 de julho de 2014 até às 18 horas (horário oficial de Brasília) deste último dia estabelecido.

O resultado da análise dos pedidos de isenção será divulgado no dia 4 de agosto de 2014, a partir das 14 horas (horário oficial de Brasília), no endereço eletrônico www.processoseletivo.epsjv.fiocruz.br e na Secretaria Escolar da EPSJV.

Os candidatos isentos devem obrigatoriamente realizar inscrição no período de 4 a 22 de agosto de 2014. O preenchimento via internet do Requerimento de Isenção e a concessão da isenção sem a efetivação da inscrição no período previsto não garantem a participação do candidato no Processo Seletivo.


06 – Quais os documentos necessários para o pedido de isenção da taxa de inscrição?


O candidato deverá entregar envelope lacrado devidamente identificado com nome completo e número de inscrição do candidato no período de 15 a 29 de julho de 2014 das 08 às 18 horas (horário oficial de Brasília), na Secretaria Escolar da EPSJV, localizada no Campus da Fundação Oswaldo Cruz, Setor E, Av. Brasil, 4365, Manguinhos, contendo os seguintes documentos:

a) cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Declaração original de que está cursando o 9º ano deste nível de ensino (antiga 8ª série), com data a partir de julho de 2014;

b) cópia da Certidão de Nascimento ou da Cédula de Identidade, expedida por órgão competente, do candidato e dos demais membros da moradia;

c) cópia de um dos seguintes comprovantes de renda de cada membro da moradia do candidato: do contra-cheque ou da declaração de salário do empregador ou do comprovante de aposentadoria ou do comprovante de autonomia ou do comprovante de benefício do INSS ou da Carteira de Trabalho – páginas de identificação do trabalhador e do contrato trabalhista – referente ao mês de junho de 2014. Não serão aceitos extratos bancários como comprovantes de renda;

d) cópia do recibo de aluguel referente ao mês de junho de 2014 ou do pagamento da taxa do IPTU ou da declaração dos termos de cessão devidamente assinada pelo proprietário do imóvel com seu respectivo telefone com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou da declaração da Associação de Moradores;

e) cópia de uma das seguintes contas dos meses de fevereiro e junho de 2014 com o cabeçalho de endereçamento e o nome do representante legal do candidato como o consumidor do serviço: energia elétrica ou telefone fixo ou gás ou declaração da Associação de Moradores;

f) na falta dos documentos referidos nos itens “c”, “d”, ou “e”, o candidato, ou seu representante legal, deverá apresentar declaração de próprio punho explicando as condições de renda e moradia.

A documentação entregue para o pedido da isenção da taxa de inscrição ficará à disposição do candidato, ou de seu representante legal, por um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do resultado do julgamento, na Secretaria Escolar da EPSJV, localizada no Campus da Fundação Oswaldo Cruz, Setor E, Av. Brasil, 4365, Manguinhos. Após esse prazo, os documentos serão descartados.


07 – Em algum momento, posso mudar o grupo a que concorro neste Processo Seletivo?


Não. É importante a leitura prévia do Edital, pois suas informações serão definitivas.


08 – Quais habilitações técnicas a EPSJV oferece?


Do total de até 64 (sessenta e quatro) vagas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde, até 32 vagas serão ofertadas na habilitação de Análises Clínicas , conforme especificado no quadro disposto no Artigo 6º do Edital.

Do total de até 64 (sessenta e quatro) vagas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Saúde, até 32 vagas serão ofertadas na habilitação de Gerência em Saúde , conforme especificado no quadro disposto no Artigo 6º do Edital.


09 – Posso mudar de habilitação técnica depois do início das aulas, caso não goste do curso pelo qual optei?


Não. Uma vez escolhida a habilitação não é permitido trocar de curso.


10 – A EPSJV possui sistema de cotas?


Sim. Saiba mais .


11 – Quais são as etapas de seleção do processo seletivo 2015 da EPSJV?


O processo está dividido em duas etapas: Prova de Múltipla Escolha e Sorteio Público.


12 – Como é a Prova de Múltipla Escolha?


A prova do Processo Seletivo 2015, que será realizada no dia 21 de setembro de 2014 em horário e local previamente indicados ao candidato no CCI, será composta por 28 questões de múltipla escolha, sendo 14 de Língua Portuguesa e 14 de Matemática.

O gabarito da prova de múltipla escolha será disponibilizado no endereço eletrônico www.processoseletivo.epsjv.fiocruz.br  e na Secretaria Escolar da EPSJV no dia 22 de setembro de 2014.

A Prova de Múltipla Escolha verificará a aptidão para o Sorteio Público e não produzirá pontuação ao candidato.


13 – Quais documentos devo levar no dia da Prova de Múltipla Escolha?


O candidato deverá comparecer ao local de Prova com 1 (uma) hora de antecedência do seu início, portando o CCI e um documento de identificação com foto.


14 – Qual o programa das provas de Língua Portuguesa e Matemática?


O programa de estudos utilizado no Processo Seletivo 2015 está disponível no Manual do Candidato.


15 – Quais candidatos participam do Sorteio Público?


Será considerado apto a participar do Sorteio Público o candidato que atingir no mínimo 50% (cinquenta por cento) de acerto na Prova em cada uma das áreas do conhecimento (Língua Portuguesa e Matemática).

Será considerado não apto a participar do Sorteio Público o candidato que não atingir no mínimo 50% (cinquenta por cento) de acerto na Prova em qualquer uma das áreas do conhecimento (Língua Portuguesa e Matemática).


16 – Quando será realizado o Sorteio Público?


Os candidatos aptos participarão do Sorteio Público no dia 8 de novembro de 2014, que acontecerá nas dependências da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no Campus da Fundação Oswaldo Cruz, Setor E, Av. Brasil, 4365, Manguinhos, conforme quadro abaixo.


Sorteio: 08 de Novembro de 2014

CANDIDATOS DO GRUPO E

9 horas
(horário oficial de Brasília)

CANDIDATOS DOS GRUPOS A, B, C e D

13 horas
(horário oficial de Brasília)


Não será obrigatório o comparecimento ao Sorteio Público.


17 – O candidato sorteado dentre as vagas ofertadas nos grupos A, B, C e D precisa comprovar as informações prestadas sobre escolaridade, renda e etnia?


Sim. O candidato deverá entregar, em envelope lacrado identificado com nome completo e número de inscrição, documentação comprobatória de suas opções nos dias 13 e 14 de novembro de 2014, das 08 às 18 horas (horário oficial de Brasília), na Secretaria Escolar da EPSJV, localizada no Campus da Fundação Oswaldo Cruz, Setor E, Av. Brasil, 4365, Manguinhos.

Os documentos necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato sorteado que concorre às vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012, ou seu representante legal, estão especificados no Anexo II do Edital. A veracidade da documentação comprobatória será de inteira responsabilidade do candidato, respondendo este, em qualquer tempo, por qualquer falsidade.

A Comissão do Processo Seletivo poderá realizar consulta a cadastros de informações socioeconômicas que permitam a avaliação da veracidade e da precisão das informações prestadas pelo candidato sorteado, ou seu representante legal, e solicitar outros documentos além daqueles constantes do Anexo II.

Os documentos apresentados pelos candidatos sorteados para comprovação da condição de renda serão arquivados pelo prazo de cinco anos.

Será eliminado o candidato sorteado que não apresentar a documentação exigida no Anexo II nos prazos estabelecidos neste Edital.


18 - Cursei da 1ª a 8ª série em escola da rede pública de ensino. No entanto, o CA (atual 1º ano) foi realizado em escola da rede privada. Posso concorrer às vagas ofertadas nos grupos A, B, C e D?


Somente poderão concorrer às vagas ofertadas nos grupos A, B, C e D os candidatos que tiverem cursado o CA em escolas da rede privada de ensino até o ano de 2010 (inclusive). Com base na Lei nº 11.274/2006, a partir de 2011, o candidato deverá ter cursado o CA (atual 1º ano) em escola da rede pública de ensino para concorrer às vagas ofertadas nos grupos A, B, C e D. Com a Lei, o Ensino Fundamental passa a ter duração de 9 anos (1º ao 9 ano).


19 – Posso fazer o Ensino Técnico na EPSJV e o Ensino Médio em outra escola?


Não. O curso oferecido pela EPSJV é um Curso Técnico de Nível Médio em Saúde, ou seja, o Ensino Médio é integrado à Educação Profissional (Curso Técnico).


20– A EPSJV oferece curso técnico de Enfermagem?


Não. A EPSJV oferece cursos técnicos em Análises Clínicas e Gerência em Saúde. Todos são integrados ao Ensino Médio.


21 – A EPSJV oferece algum benefício?


A EPSJV investe para garantir um ensino de qualidade. A Escola é uma instituição pública federal que oferece ensino gratuito em horário integral com direito a almoço. Nossos alunos se inserem no cadastro da Rio Ônibus para obtenção do RioCard.


22 – Quais os locais de estágio dos alunos da EPSJV? O estágio é remunerado?


O estágio dos alunos é realizado em outras unidades da Fiocruz e em outros órgãos públicos. O estágio não é remunerado.