Fiocruz

Programa e Bibliografia

ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Que concepções orientam nosso ensino de Língua Portuguesa?

• LÍNGUA como expressão de práticas sociais e discursivas
• TEXTO como concretização de diferentes gêneros discursivos, referência principal no ensino de Língua Portuguesa

Que práticas linguísticas serão avaliadas?

• Identificar o tema de um texto
• Interpretar textos construídos com linguagem verbal e/ou não verbal
• Distinguir características de um texto narrativo, descritivo e argumentativo
• Relacionar o contexto de produção e o objetivo de textos de diferentes gêneros
• Reconhecer informações explícitas e implícitas em um texto
• Comparar textos com o mesmo tema em diferentes gêneros
• Reconhecer pontos de vista diferentes sobre um mesmo tema
• Diferenciar um fato de uma opinião sobre esse fato
• Avaliar a adequação ou a inadequação de usos formais e informais em diferentes situações de uso da língua
• Relacionar as partes de um texto, reconhecendo seu encadeamento lógico
• Perceber a relação causa/conseqüência entre partes e elementos de um texto
• Identificar marcadores discursivos (advérbios, conjunções, pronomes etc) que evidenciam relações de sentido em um texto

Referência Bibliográfica
BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC,
SEB; Inep, 2008.


ÁREA DE MATEMÁTICA

Aritmética

O candidato deverá ser capaz de:
1) Resolver problemas envolvendo teoria dos conjuntos
2) Operar os elementos pertencentes aos conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais
3) Resolver problemas envolvendo MMC e MDC
4) Resolver problemas envolvendo porcentagem
5) Resolver problemas envolvendo variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas

Álgebra e funções

O candidato deverá ser capaz de:
1) Resolver problemas envolvendo expressão algébrica
2) Resolver problemas envolvendo equação do 1.º ou do 2º grau
3) Resolver problemas envolvendo sistema de equações do 1.º grau
4) Resolver problemas envolvendo conceito e propriedades de função e seus gráficos

Tratamento da informação

O candidato deverá ser capaz de resolver problemas envolvendo informações apresentadas em tabelas, listas e/ou gráficos.

Espaço, forma, grandezas e medidas

O candidato deverá ser capaz de:
1) Resolver problemas envolvendo ângulos, seus elementos, propriedades e suas relações
2) Resolver problemas envolvendo Teorema de Tales, semelhança de triângulos, relações métricas no triângulo retângulo e relações métricas no círculo.
3) Resolver problemas envolvendo trigonometria no triângulo retângulo e suas relações
4) Resolver problemas envolvendo figuras bidimensionais e tridimensionais, seus elementos, propriedades e suas relações, tais como comprimento, perímetro, área, volume, massa e capacidade
5) Estabelecer relações entre diferentes unidades de medida

Referências Bibliográficas
BIANCHNI, Edwaldo. Matemática. Editora Moderna. (6º ao 9º ano)
BRASIL. Ministério da Educação. PDE : Plano de Desenvolvimento da Educação : Prova Brasil : ensino fundamental : matrizes de referência, tópicos e descritores.
Brasília : MEC, SEB; Inep, 2008. 200 p. : il.
DANTE, Luiz Roberto. Tudo É Matemática: Ática (6º ao 9º ano)
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e Realidade
6ª Ed. 2009: Atual (6º ao 9º ano)
IMENES & LELLIS. Matemática. Rio de Janeiro : Scipione. (6º ao 9º ano)