Fiocruz

Programa e Bibliografia



Área de Língua Portuguesa

Que concepções orientam nosso ensino de Língua Portuguesa?


- LÍNGUA como expressão de práticas sociais e discursivas
- TEXTO como concretização de diferentes gêneros discursivos, referência principal no ensino de Língua Portuguesa

Que práticas lingüísticas serão avaliadas?

- Identificar o tema de um texto
- Interpretar textos construídos com linguagem verbal e/ou não verbal
- Distinguir características de um texto narrativo, descritivo e argumentativo
- Relacionar o contexto de produção e o objetivo de textos de diferentes gêneros
- Reconhecer informações explícitas e implícitas em um texto
- Comparar textos com o mesmo tema em diferentes gêneros
- Reconhecer pontos de vista diferentes sobre um mesmo tema
- Diferenciar um fato de uma opinião sobre esse fato
- Avaliar a adequação ou a inadequação de usos formais e informais em diferentes situações de uso da língua
- Relacionar as partes de um texto, reconhecendo seu encadea¬mento lógico
- Perceber a relação causa/conseqüência entre partes e ele¬mentos de um texto
- Identificar marcadores discursivos (advérbios, conjunções, pro¬nomes etc) que evidenciam relações de sentido em um texto

Referência Bibliográfica

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.



Área de Matemática


Aritmética

O candidato deverá ser capaz de:

1) Resolver problemas envolvendo teoria dos conjuntos
2) Operar os elementos pertencentes aos conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais
3) Resolver problema que envolva porcentagem
4) Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas

Álgebra e funções

O candidato deverá ser capaz de:

1) Resolver problema envolvendo expressão algébrica
2) Resolver problema envolvendo equação do 1.º ou do 2º grau
3) Resolver problema envolvendo sistema de equações do 1.º grau
4) Resolver problema que envolva conceito e propriedades de função e seus gráficos

Tratamento da informação

O candidato deverá ser capaz de resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas, listas e/ou gráficos.

Espaço, forma, grandezas e medidas

O candidato deverá ser capaz de:

1) Resolver problema envolvendo ângulos, seus elementos, propriedades e suas relações
2) Resolver problema envolvendo Teorema de Tales, semelhança de triângulos, relações métricas no triângulo retângulo e relações métricas no círculo.
3) Resolver problema envolvendo trigonometria no triângulo retângulo e suas relações
4) Resolver problema envolvendo figuras bidimensionais e tridimensionais, seus elementos, propriedades e suas relações, tais como comprimento, perímetro, área, volume, massa e capacidade
5) Estabelecer relações entre diferentes unidades de medida

Referências Bibliográficas

BIANCHNI, Edwaldo. Matemática. Editora Moderna. (6º ao 9º ano)
BRASIL. Ministério da Educação. PDE : Plano de Desenvolvimento da Educação : Prova Brasil : ensino fundamental : matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília : MEC, SEB; Inep, 2008. 200 p. : il.
DANTE, Luiz Roberto. Tudo É Matemática: Ática (6º ao 9º ano)
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e Realidade
6ª Ed. 2009: Atual (6º ao 9º ano)
IMENES & LELLIS. Matemática. Rio de Janeiro : Scipione. (6º ao 9º ano)